< Falconiformes | Strigiformes >
Ordem Cathartiformes
 
 

A Ordem Cathartiformes é composta por uma única família, a Cathartidae, representada pelos urubus e condores. O grupo é restrito ao continente americano, representado por cinco gêneros e sete espécies que são muito semelhantes entre si. Em geral, possuem grande porte, asas longas e largas, cabeça e pescoço nus, alimentando-se basicamente de cadáveres. Suas patas não funcionam como ferramentas para segurar e matar presas, como nas outras aves de rapina. Utilizam a visão para localizar os cadáveres em solo, e assim como as outras aves possuem o olfato bastante limitado. Uma exceção é as espécies do gênero Cathartes que têm o olfato extremamente apurado, capazes de detectar um pequeno cadáver a grandes distâncias.

Apesar das semelhanças com os abutres do Velho Mundo, não são aparentados a eles, são de linhagens evolutivas diferentes. A semelhança morfológicas superficiais com os abutres não passam de um fenômeno chamado “convergência evolutiva”.

Família Cathartidae:
 Das sete espécies existentes, cinco são encontradas no Brasil. Com exceção do Sarcoramphus papa, todos os outros urubus apresentam coloração escura, variando do marrom-escuro ao quase negro, diferenciando-se principalmente no formato e coloração da cabeça. São encontrados em florestas, áreas montanhosas e alguns em áreas urbanas (no caso do Coragyps atratus). Não constroem ninhos, nidificam em ocos de árvores mortas, em costões rochosos ou diretamente no solo, normalmente em locais escondidos ou camuflados pela vegetação. O dimorfismo sexual é pouco pronunciado, machos e fêmeas possuem peso e tamanhos quase idênticos.


Mais informações sobre os urubus do Brasil, clique aqui.



:: Página atualizada por: Willian Menq em Set/2017. ::

 



 

Aves de rapina

Introdução
Características gerais
Importância das aves de rapina
Grupos básicos
Ordem Accipitriformes
Ordem Falconiformes
Ordem Cathartiformes
Ordem Strigiformes