< Esmerilhão-europeu | Cauré >  
 

Esmerilhão Falco columbarius (Linnaeus, 1758)
Ordem: Falconiformes | Família: Falconidae | Politípica (3 subespécies)


Macho adulto. Foto: Sandro Mendizabal

Pequeno falcão migratório oriundo da América do Norte. Pouco comum, aparece no norte do Brasil entre os meses de outubro e maio. Devido a sua semelhança com outros falcões e a sua baixa abundância nos período de invernagem na América do Sul, provavelmente seja subamostrado no Brasil.


Descrição:
Mede de 24-32 cm de comprimento, peso de 125-234 g (macho) e 255-300 g (fêmea) (White et al. 2018). Apresenta dimorfismo sexual; Macho adulto possui o dorso cinza-ardósia, ventre branco-creme estriado de marrom. Fêmea adulta apresenta o dorso marrom com barras ferrugíneas, ventre branco com estrias amarronzadas; Jovem é parecido com fêmea, no entanto, mais estriado e de coloração mais pálida.

Taxonomia: O CBRO (2015), baseado no trabalho de Fuchs et al. (2015), classifica as subespécies do Velho Mundo como táxon independente, denominado de Falco aesalon.

Dieta e comportamento de caça: Caça principalmente pequenas aves, e em menor frequência insetos, pequenos mamíferos, lagartixas e anfíbios. Os insetos são são uma parte importante de sua dieta durante o verão e o outono da América do Norte, especialmente para os indivíduos jovens. Normalmente caça suas presas a partir de um poleiro, e em algumas situações as investidas podem resultar em longas perseguições. Eventualmente, voa em circulos a uma altura de 200-300 m e desce em "mergulho" contra pequenas aves em voo (lembrando o modo de caça de um falcão-peregrino), ou no solo.

Reprodução: Nidifica na América do Norte, ocupa ninhos abandonados por outras aves ou, às vezes, nidifica diretamente no solo. Coloca de 2 a 4 ovos, com um período de incubação de 28 a 32. Os filhotes ficam totalmente emplumados após 25 dias de vida e continuam dependentes dos pais por aproximadamente cinco semanas.

Distribuição e subespécies: Ocorre na América do Norte, durante o inverno do hemisfério norte migra para a América Central e norte da América do Sul. Com base nas reorganizações filogenéticas recentes (Fuchs et al. 2015) são reconhecidas três subespécies.

  • F. c. columbarius: América do Norte, exceto a costa do pacífico e grandes planícies; no inverno migra para o sul do México, América Central, e norte da América do Sul (incluindo o norte do Brasil);
  • F. c. richardsoni: Canadá (Alberta central) e parte dos EUA (Wyoming, Idaho);
  • F. c. suckleyi: costa do pacífico da América do Norte, do Alasca e Colúmbia Britânica (Canadá) até o norte de Washington (EUA).

Habitat e comportamento: Encontrado nos mais variados habitats, desde florestas boreais, tundras, estepes, pradarias, bosques e savanas, em áreas ao nível do mar até áreas montanhosas (White et al. 1994).Devido a sua semelhança com outros falcões e a sua baixa abundância nos período de invernagem na América do Sul, provavelmente seja subamostrado no Brasil (Sick 1997, Dornas & Pinheiro 2014).

Movimentos: Migratório, oriundo da América do Norte, realiza migrações para a América Central, Caribe, Peru, Venezuela e norte do Brasil. No norte do Brasil pode ser encontrado entre os meses de outubro e maio.

 

:: Página editada por: Willian Menq em Fev/2018. ::

 


Referências:

Dornas, T. & Pinheiro, R. T. (2014). First record of Merlin Falco columbarius from Tocantins and a review of previous Brazilian records. Revista Brasileira de Ornitologia, 22(1), 49-52.

Fuchs, J.; Johnson, J. A. & Mindell, D. P. (2015) Rapid diversification of falcons (Aves: Falconidae) due to expansion of open habitats in the Late Miocene. Molecular Phylogenetics and Evolution 82: 166-182.

Piacentini, V. Q. et al. (2015) Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2), 91-298.

Sick, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Edição revista e ampliada por J. F. Pacheco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

White, C.M., Boesman, P., Kirwan, G.M. & Marks, J.S. (2018). Merlin (Falco columbarius). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. (retrieved from https://www.hbw.com/node/53231 on 19 January 2018).

Site associado: Global Raptor Information Network

 

 

Citação recomendada:

Menq, W. (2018) Esmerilhão (Falco columbarius) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/falco_columbarius.htm > Acesso em: .



 
 

Distribuição Geográfica:

Status: (NA) Não aplicável

Chamado - (gravado por: Tayler Brooks)
By: xeno-canto.




Macho adulto. Juruti/PA, Janeiro de 2015.
Foto: Beatriz Cirino
 

Fêmea adulta predando um traupídeo. Wanderlândia/TO. Maio 2011.
Foto: Wanieulli Pascoal