< Urubu-de-cabeça-vermelha | Urubu-da-mata >  
 

Urubu-de-cabeça-amarela Cathartes burrovianus (Cassin, 1845)
Ordem: Cathartiformes | Família: Cathartidae | Politípica (2 subespécies)


Indivíduo adulto. Porto Murtinho/MS. Foto: Willian Menq

Urubu de ampla distribuição no Brasil. Pode ser encontrado nos mais variados habitats, demonstrando uma clara preferência por áreas próximas de rios, áreas pantanosas e campos naturais. Alimenta-se de carcaças de animais mortos, além de caçar pequenos vertebrados localizados através de voos rasantes.


Descrição:
Mede de 53-65 cm de comprimento, peso de 950-1.420 g (macho) e 960-1.550 g (fêmea) (Houston et al. 2018). Adulto apresenta a cabeça de cor amarelo-laranja, com restante das áreas nuas e pescoço vermelho. À distância, a cabeça parece amarelo-clara, quase branca. A coloração do corpo e asas são idênticas ao do urubu-de-cabeça-vermelha. O juvenil possui a cabeça escura, como em outros Cathartes.

Espécies-similares: Pode ser confundido com o urubu-da-mata (Cathartes melambrotus), que ocorre no norte do Brasil e também possui a cabeça amarela. O urubu-de-cabeça-amarela se diferencia principalmente pela extensão do amarelo na face e no pescoço, com amarelo presente apenas nas laterais da cabeça, enquanto que no C. melambrotus o amarelo se estude por debaixo da mandíbula até o pescoço. Em voo, C. burrovianus é identificado pela coloração uniforme das penas secundárias e primárias, enquanto que o C. melambrotus possui faixa de penas mais escuras nas penas de voo, em geral nas secundárias próximas das primárias.

Dieta e comportamento de caça: Necrófago, alimenta-se de carcaças de animais mortos; ocasionalmente caça pequenos vertebrados (roedores, lagartos, filhotes de tartarugas) através de voos rasantes. Possui olfato apurado e chega rapidamente às carniças, onde, como o urubu-de-cabeça-vermelha, é afastado com a chegada de outras espécies de urubus.

No Mato Grosso do Sul, Severo-Neto et al. (2014) registraram um C. burrovianus predando uma jararaca (Bothrops moojeni). O urubu atacou a serpente com bicadas na cabeça e em seguida alçou voo com a presa no bico.

Reprodução: Utiliza grandes cavidades de árvores para nidificar, por vezes nidificando diretamente no solo. Coloca até 2 ovos, com período de incubação de aproximadamente 40 dias. Os filhotes nascem com uma plumagem fina e branca, mantida nas primeiras semanas, e após 70-75 dias os filhotes estão totalmente emplumados e saem do ninho.

Distribuição e subespécies: Ocorre desde o México até o norte da Argentina e Uruguai, incluindo quase todo o Brasil. São conhecidas 2 subespécies.

  • C. b. burrovianus: desde o México, América Central, até a Colômbia e noroeste da Venezuela;
  • C. b. urubitinga: leste dos Andes, sudeste da Colômbia e leste da Venezuela, até a Argentina, Paraguai, Uruguai, incluindo quase todo o Brasil;

Habitat e comportamento: Vive nos mais variados habitats, demonstrando uma clara preferência por áreas próximas de rios, áreas pantanosas e campos naturais. É bastante comum na região nordeste e nas restingas do Rio de Janeiro. Vive normalmente solitário ou em grupos de alguns indivíduos. Voa baixo sobre a vegetação, sendo incomum encontrá-lo voando alto, frequentemente observado pousado em postes baixos e mourões de cerca. Possui os mesmos hábitos gerais das espécies do gênero, às vezes usando os mesmos pousos noturnos.

Movimentos: Espécie residente.



:: Página editada por: Willian Menq em Jan/2018. ::




Referências:

Antas, P. T. Z. (2005) Aves do Pantanal. RPPN. Sesc.

Houston, D., Kirwan, G.M., Boesman, P. & Marks, J.S. (2018). Lesser Yellow-headed Vulture (Cathartes burrovianus). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. (retrieved from https://www.hbw.com/node/52941 on 23 January 2018).

Sick, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira.

Severo-Neto, F.; Faria, S. P & Santana, D. J. (2014) Adding some poison to menu: First report of a Cathartid
Vulture preying on a venomous snake. Herpetology Notes, v. 7:675-677.

Site associado: Global Raptor Information Network

 



Citação recomendada:

Menq, W. (2018) Urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/cathartes_burrovianus.htm > Acesso em: .



 
 

Distribuição Geográfica:

Status: (LC) Baixo risco

 







Indivíduo adulto.
Caraguatatuba/SP, Nov. 2015.
Foto: Willian Menq
 

Indivíduo adulto.
Jateí/MS, Agosto de 2015.
Foto: Willian Menq
 

Indivíduo adulto em voo.
Assaré/CE, Março de 2010.
Foto:
Placido Andrade
 

Margens do sangradouro "Ipaguaçu", Massapê/CE. Fevereiro de 2010.
Foto:
André Netto
 

Indivíduos adultos pousados junto a um gavião-caboclo e uma curicaca.
Foto: Willian Menq
 

Filhote com 2 semanas de vida. Alcobaça/BA, Outubro de 2008.
Foto: Giovani Dambroz
 

Indivíduo adulto. Serra do Cabral - Buenópolis/MG Abril de 2009.
Foto: Fabiano Souza