< Sovi | Gavião-caramujeiro >  
 

Gavião-belo Busarellus nigricollis (Latham, 1790)
Ordem: Accipitriformes | Família: Accipitridae | Politípica (2 subespécies)

Highslide JS
Indivíduo adulto. Foto: Willian Menq

Gavião piscívoro, pode ser observado pousado às margens de rios, lagos, banhados, pântanos e manguezais. De porte médio é facilmente identificado pela plumagem marrom-ferrugínea contrastada com a cabeça branca e colar negro na garganta. Conhecido também como gavião-lavadeira, gavião-velho, gavião-panema e gavião-balaio.


Descrição:
Mede em média 51 cm de comprimento, peso de 390-717 g (macho) e 580-829 g (fêmea). Adulto apresenta plumagem geral marrom-ferrugínea, cabeça branca e um colar negro na garganta, com primárias e bordo posterior das asas negro, cauda curta. Bico preto, tarsos cinza-claro e íris castanho-escuro. O jovem possui a plumagem mais esmaecida, com estrias e pontos escuros no peito e pescoço.

Dieta e comportamento de caça: Alimenta-se principalmente peixes; eventualmente pode capturar filhotes de aves, insetos, anfíbios, caramujos aquáticos e até filhotes de jacarés (Andrade et al. 2001, Antas 2005). Permanece pousado em poleiros tradicionais durante longas horas à espera de uma oportunidade de caça. Quando observa movimentos de peixes próximos à superfície, voa rapidamente até o local e o captura com as garras, que são providos de unhas finas e formações como pequenos espinhos na planta dos dedos, auxiliando na captura.

Reprodução: Constrói ninho de gravetos secos em formato de plataforma, em alturas que variam de 12 e 15 m do solo, normalmente usando árvores em manguezais ou na borda de pântanos. Coloca um único ovo branco-acinzentado com manchas marrons. Na época de reprodução realiza uma série de voos acrobáticos, com muitas subidas e descidas pelo céu. Nesses rituais, o macho costuma realizar voos picados e ficar de cabeça para baixo, sob a fêmea, com as duas aves tocando as garras (Sick 1997, Antas 2005).

Distribuição e subespécies: Presente em quase todo o Brasil e também do México à Argentina. São conhecidas duas subespécies:

B. n. nigricollis: centro e sul do México indo até América Central, leste da Bolívia e por quase todo o Brasil.

B. n. leucocephalus: Paraguai, Uruguai, norte da Argentina (Salta, Santa Fé, Corrientes) e parte do Brasil (pantanal e extremo sul).

Habitat e comportamento: Geralmente sua ocorrência está associada à presença de extensos banhados, pântanos, campos inundados e manguezais, já que sua dieta consiste basicamente de peixes de água doce. Pesca durante todo o dia, mesmo nas horas quentes, ficando no poleiro exposto, aguardando uma oportunidade de pesca. No final da tarde, voa para uma árvore alta, próxima ou não, para passar a noite. Além desses voos matutinos e vespertinos, pode ser notado planando nas correntes de ar quente ascendente, alcançando grandes alturas. Intrusos na área de pesca são denunciados pelo chamado forte e curto, como se fosse uma tossida rápida.

Movimentos: Espécie residente. Bildstein (2006) considera o gavião-belo com um migrante local, provavelmente em resposta às condições da água.


:: Página editada por: Willian Menq em Fev/2019. ::



Referências:

Antas, P. T. Z. (2005) Aves do Pantanal. RPPN: Sesc.

Amaral, C. (2002). Ocorrência do gavião-belo (Busarellus nigricollis) no estado de Santa Catarina. Ararajuba. 245-246.

Andrade M.Â., E.B. Leite & Carvalho, C. E. A. (2001) Predação de jovem do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) pelo gavião-padre (Busarellus nigricollis) no Pantanal Sul-Matogrosensse, Brasil: um registro fotográfico. Tangara 1 (2):88-89.

Ferguson-Lees, J. & D. A. Christie (2001) Raptors of the World. New York: Houghton Mifflin Company.

Sick, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Site associado: Global Raptor Information Network



Citação recomendada:

Menq, W. (2019) Gavião-belo (Busarellus nigricollis) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/busarellus_nigricollis.htm > Acesso em: .



 
 

Distribuição Geográfica:

Status: (LC) Baixo risco

Canto - (gravado por: Julian Q. Vidoz)
By: xeno-canto.




Indivíduo adulto. Pantanal - Poconé/MT, Janeiro de 2009.
Foto:
Horácio Carvalho
 
Highslide JS
Indivíduo jovem.
Ribeirão Cascalheira/MT, Nov 2013.
Foto: Willian Menq
 
Highslide JS
Indivíduo pescando. Pousada Rio Claro - Poconé/MT, Agosto 2011.
Foto: Silvia Linhares
 
Highslide JS
Indivíduo adulto.
Miranda/MS, Dezembro de 2017.
Foto:
Willian Menq
 
Highslide JS
Indivíduo adulto.
UFMT - Cuiabá/MT.
Foto:
Marcelo Barreiros
 
Highslide JS
Indivíduo adulto.
Miranda/MS, Dezembro de 2012.
Foto:
José Luiz Grázia