Dúvidas e curiosidades
As maiores aves de rapina do mundo
(e do Brasil)

Por: Willian Menq | 10 de fevereiro de 2018
 
 

Maiores rapinantes diurnos

O maior rapinante vivente do mundo é o condor-dos-andes (Vultur gryphus), que possui até 130 cm de comprimento, envergadura de até a 3,2 metros e peso chegando a 15 kg. Na ordem Accipitriformes o maior representante é o abutre-preto (Aegypius monachus), do Velho Mundo, que possui 120 cm de comprimento, envergadura de quase 3 metros, e peso de até 12, 5 kg.

No Brasil a maior espécie é a harpia (Harpia harpyja), também conhecida como gavião-real, que possui 105 cm de comprimento, envergadura de 2 metros, e peso de até 9 kg. Florestal, pode ser encontrada na região amazônica e em alguns pequenos trechos de Mata Atlântica da região sudeste, especialmente no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. É uma poderosa predadora, caça desde macacos, preguiças até bugios e outras presas, por vezes com peso/tamanho da própria ave.

Maiores corujas do mundo

A maioria das referências apontam para a bufo-real (Bubo bubo) como a maior coruja do mundo, possuindo de 58-71 cm de comprimento, envergadura de quase 2 metros, e peso de até 4,2 kg. Na sequência está a bufo-pescadora-de-blakistoni (Bubo blakistoni), que mede de 60-71 cm de comprimento, e peso de até 3,2 kg. Alguns pesquisadores consideram a bufo-pescadora-de-blakistoni (B. blakistoni) como a maior coruja do mundo, já que há registros de fêmeas pesando quase 4,6 kg. No Brasil, a maior coruja é a jarucututu (Bubo virginianus), que possui 50 cm de comprimento e pouco mais de 2 kg.